A CNV é transformadora para qualquer pessoa, seja qual for sua origem, história de vida, personalidade ou profissão. Trago abaixo testemunhos de participantes do curso introdutório que podem inspirá-la(o) a se juntar a nós na aprendizagem e disseminação dessa linguagem de vida.
Caro Pablo, parabéns pela escolha de trilhar esse caminho. Sua fluidez e domínio da arte do CNV são inspiradores. E seu cuidado genuíno, com cada aluno, é positivamente impactante. Essa é a característica que eu uso para diferenciar professores de mestres. O seu olhar de mestre transmite o cuidado com o aprendizado do aluno. Dá para perceber no seu olhar o seu esforço para garantir o entendimento do aluno … se aquilo está fazendo sentido para ele. Muitas vezes quando vc sentiu que o aluno não estava seguro… você ofereceu novamente atenção a ele. Obrigado por tudo !!
Alexandre Pfingstag de Freitas, turma 10
Administrador
Pablo e Ana, quis escrever no calor da experiência pois já vinha agradecendo vocês dentro de mim há bastante tempo. Em relação ao curso, queria agradecer muito pelo exemplo que deram. Vocês dois foram, do início ao fim, empáticos com todos/as, até com a necessidade de reconhecimento e valorização recorrentes. Mostraram suas vulnerabilidades e emoções, facilitando a nossa abertura. […] Foram igualmente exemplares no esmero com o planejamento, execução e avaliação genuína do processo, tanto a partir da auto-observação como também da escuta ativa dos retornos nos formulários. Ana Karina, a sua presença amorosa, consciente e gentil foi condutora de tantos encontros comigo mesma e, principalmente, me despertou a saudade de minhas práticas, me fez voltar a elas como espaço de paz, de serenidade e de consciência. […] E, por fim, a CNV vai me permitir ser mais autêntica, empática e conectada. Por tudo isso, eu agradeço imensamente e saibam que moram na “Vila” dos meus mestres.
Carina Martins Costa, turma 10
Professora
Estou feliz e em paz. Eu estava procurando que me conectasse melhor com as pessoas a minha volta, fui suprido com perfeição.
Igor Rapp, turma 10
Professor e biólogo
O curso me surpreendeu, principalmente pelas vivências práticas de fala e escuta. Aprendi muitas coisas, principalmente que a comunicação não violenta, une, conecta e possibilita auto conhecimento.
Adriana M J C Bridi, turma 10
Empresária
Entrei no curso achando que ia só ouvir punições e críticas e, apesar de já ter lido o livro, na primeira aula já me surpreendi, porque o fato de ter vivência faz com que a gente se desarme e comece a olhar para nós para poder entender como queremos ser tratados, como queremos ser ouvidos para assim consegui se expressar melhor.
Alessandra, turma 9
Fisioterapeuta
Este curso foi extremamente impactante pra mim, eu encontrei possíveis caminhos às respostas que busco, para meu modo de ser e ver o mundo, descobri sentimentos verdadeiros, bons e belos que em mim considerava ultrapassados, ingênuos, ou fantasiosos, que por invalida-los, não sabia expressa-los ou lidar com eles. Também me reconectei com meus pensamentos e modo de ver o mundo à muito esquecidos. Sei que as mudanças não ocorrem instantaneamente, porém acredito ter descoberto um caminho para a minha autocompreensão e a compreensão dos que estão a minha volta. Estou apenas no início do processo, mas muito contente com a ampliação dos horizontes que tive.
Beatriz Aparecida Tini, turma 9
Professora
Prof, é difícil falar dessa turma e de tudo que a CNV agregou a minha vida. Se fosse possível descrever esses encontros com uma palavra… Eu diria “Conexão”.
Maria Denise, turma 9
Socióloga
Foi fundamental p/ ter certeza que precisava me reconectar com minhas necessidades e que cuidar de mim deveria ser minha prioridade.
Gislaine de A. Santana, turma 9
Assistente social
Não é apenas um curso, também tem caráter de terapia porque podemos expor e solucionar problemas do dia-a-dia.
Alexandre Pietsch Lima, turma 7
Agente penitenciário
Agradeço a oportunidade, fui ouvida e acolhida pelo grupo e principalmente pelo Pablo e pela Ana. Estava precisando desse momento para mim, às quintas-feiras tornaram-se mais agradáveis porque esperava a aula, a meditação fez eu viajar para dentro de mim. Minha experiência foi muito gratificante, agora observo um pouco mais e procuro não julgar. Estou aprendendo e vou continuar a cultivar a semente CNV. Gratidão!
Nelsi Aparecida Strasser, turma 7
Professora
Comecei a pesquisar a CNV como instrumento dialógico fundamental para a Justiça Restaurativa. Logo após, percebi que os quatro componentes da CNV, propostos por Marshall, eram poderosas ferramentas, ouso dizer, fundamentais para uma convivência mais saudável, analítica e de paz. Foi quando, inevitavelmente, sendo professora na Educação Básica, apresentei, como Proposta de Pesquisa, a CNV perpassando por círculos restaurativos, nos ambientes escolares. Eis que tive a grata satisfação de fazer parte da 7ª turma do Prof. Pablo Faria, um ser humano de uma grandeza ímpar, e aqui, na busca incessante por uma sociedade mais harmônica, tive a confirmação de estar no lugar certo! Muito obrigada à Ana Karina pelas práticas meditativas, aos colegas da turma que estiveram sempre abertos à ressignificação do OBSERVAR, e ao inesquecível Prof. Pablo Faria.
Cibele Cristina G. Rodrigues, turma 7
Professora
Ao fim do curso, olhei minhas anotações e percebi que tinha capturado pelo menos 5 novos insights sobre CNV, mesmo já estando em contato com o tema há mais de 3 anos (desde set/2019, vendo vídeos, lendo artigos, lendo o livro do Marshall, consumindo conteúdos esporádicos sobre o assunto na internet) e tentando aplicar esse conhecimento na prática. as experiências de dinâmicas de grupo e simulações no curso me permitiram conectar vários pontos, o que penso que foi um fator essencial para o surgimento destes insights (um deles, particularmente, veio com a última sessão de meditação). estes insights são importantes para mim porque me ajudam a integrar de forma mais concreta o conhecimento sobre CNV na minha vida e, assim, me sinto cada vez mais capaz de entender e aplicar a teoria da CNV nas situações do dia a dia, e me conectar mais profundamente com as pessoas com quem entro em contato. agradeço aos instrutores Pablo e Ana Karina pela dedicação de seu tempo e pela sua generosidade!
Bruno, turma 7
Fotógrafo
O Curso de CNV com o Pablo, é um divisor de águas para àquele que busca uma maneira mais gentil de se comunicar com seus amigos, familiares ou colegas de trabalho.
Vitor Luiz M. Barros Júnior, turma 7
Eng. Agrônomo
Estou com quase 60 anos. Gostaria de ter feito este curso já aos 17 ou 18, ou pelo menos antes de me casar… Provavelmente teria tido uma vida familiar muito menos neurótica, mais leve e honesta.
Arnaldo Gouveia Junior, turma 7
Médico
Como um estudante da linguagem humana, agradeço muito a possibilidade de ter tido contato com uma forma de linguagem tão nobre e poderosa como a CNV. Mesmo sendo um iniciante, tenho visto bons resultados no trabalho e na família. Agradeço de coração a oportunidade.
Ivan Eduardo Tagliaferro, turma 6
Professor
O curso me levou a percepção de vários entraves interiores, que dificultam minha relação com os outros. Saio com o desafio de encará-los e superá-los, pois afinal de contas, é em mim que está o problema e a solução.
Luís Alberto Bassoli, turma 6
Educador na Rede Pública
Estou muito feliz por ter tido a oportunidade de fazer esse curso porque atendeu a minha necessidade de clareza com relação ao significado de empatia, honestidade, a apreciação e tantas outras distinções que estão me ajudando a abandonar os julgamentos, a culpabilização, a punição e a recompensa. Tenho aprendido diariamente a viver a CNV. Uma amiga me disse que gosta muito de conversar comigo porque eu a escuto, eu a deixo falar e não fico trazendo exemplos iguais aos dela que tenham acontecido comigo. Realmente, eu ainda tenho escolhido me calar, a fazer comparações e julgamentos. Enquanto isso, sigo aprendendo a arte da vida com a CNV.
Thelen Daiana, turma 6
Enfermeira
Só tenho a agradecer pela oportunidade de ter feito esse curso, por ter convivido, ao longo dessas semanas, com pessoas acolhedoras e dispostas a compartilhar suas vivências e a escutarem o grupo. Os instrutores são dinâmicos, responsáveis e respeitosos com todos e compartilharam os seus saberes de uma maneira muito eficaz. Tenho colocado a CNV na prática em meu cotidiano e identificar as minhas necessidades e os meus sentimentos tem tido um efeito positivo em mim!
Marina Garcia de Oliveira, turma 6
Professora de Ensino Fundamental
Foi uma oportunidade incrível. Imaginava CNV uma coisa, mas aprendi algo muito maior. Fundamental que todos possam ter oportunidade. O curso foi ótimo!
Lúcia de F. Marques Peres, turma 5
Professora
Esse curso me fez conseguir perceber melhor as violências do dia a dia. Isso foi essencial para que eu pudesse mudar a minha linguagem para que estivesse de acordo com o que eu aprendi no curso de CNV.
Letícia de M. Carnevali, turma 5
Estudante
A experiência em aprender CNV é muito significativa. Nos tornamos mais conscientes e passamos a ser mais atentos aos sentimentos, necessidades e as formas de nós conectarmos. Os efeitos destas vivências surgem naturalmente, passamos a apreciar a possibilidade real da convivência harmoniosa e verdadeira. O curso é muito agradável, com conteúdo rico, ambiente respeitoso, acolhedor e é bem divertido também! Conheçam a CNV vale a pena!
Luanda F. da Silva Jachetto, turma 5
Assistente social
Esse curso me proporcionou mais autonomia e o aprendizado que o Pablo ofereceu foi valioso para um entendimento pleno do significado e da dinâmica da CNV. Desejo que todos sejamos girafa.
Sonia Maria Chichorro, turma 5
Psicóloga e Psicanalista
A meu ver, a CNV é necessariamente o primeiro passo a ser dado por quem quer viver um processo para transformar a vida, em todas suas esferas, numa dança leve. Gratidão ao prof. Pablo Faria, levarei no meu coração o seu exemplo de amor, competência, sabedoria e dedicação. Você faz a diferença no mundo!
Rose Mary Lopes Lima, turma 1
Advogada e mediadora
O curso é incrível! As discussões são ricas, relevantes e profundas. No meu caso, o curso está me ajudando a melhorar meus relacionamentos em casa e no trabalho, e até a relação que tenho comigo mesma está mudando. Pra quem procura uma resignificação na forma de se relacionar, é um curso essencial.
Helena Roque Pancetti, turma 1
Tradutora e professora de inglês
O curso transformou a minha visão de mundo, das pessoas e sobre o que há por trás da comunicação não violenta, abrindo novas possibilidades e desconstruindo antigos paradigmas! Muito obrigado!
Roberto Leite, turma 1
Enfermeiro e terapeuta familiar
O Curso de CNV aqui na Unicamp foi o melhor presente que dei a mim nessa vida! Saio do curso com um novo olhar para mim e para o próximo, podendo agora enxergar problemas e soluções, por ângulos nunca visto antes! Venha participar e descubra a felicidade do viver leve! Obrigada por tudo!
Luciana Magri, turma 1
Nutricionista
Fazer o curso introdutório em CNV com o professor Pablo tem sido uma linda descoberta. Nesses meses vivi momentos de muita reflexão, busca e aprendizado, o que me faz querer buscar mais e mais. A forma acolhedora e empática que ensina é uma delícia! Gratidão e desejo de nunca acabar!
Alessandra Marassi, turma 1
Educadora e fonoaudióloga
Fazer o curso de CNV te abre para uma nova dimensão de viver a vida. Fazer o curso com o Professor Pablo Faria está sendo uma experiência maravilhosa (pena que está acabando!). Trata-se de um ensinamento cuidadoso, atencioso e gentil. O curso desperta. Sensibiliza. Empatiza.
Danièlle Freitas, turma 1
Especialista em pesquisa qualitativa